International Organization for Biological Control
Neotropical Regional Section
Grupos de trabalho
A atividade principal dos grupos de trabalho é a organização de encontros bianuais para a discussão do tema relacionado. Outras atividades em conjunto como acordos de colaboração, listas de discussão, desenvolvimento de web sites ou colaboração com outros grupos de trabalho são estimuladas, sempre que convenientes. O líder do GT é o responsável pela coordenação de todas essas atividades, sendo possível a divisão dessas atribuições com co-líderes ou organizadores de sub-grupos, oficialmente apontados pelo líder do GT em comunicado dirigido ao Presidente da NTRS/IOBC.
Encontros do GTs
A principal função do líder de GT é dar início às atividades de trabalho organizando reuniões e convidando pesquisadores a participarem do GT, buscando fundos juntos às agências de fomento locais sempre que necessário. Os encontros devem ser organizados para atender às necessidades específicas de cada GT, podendo, assim, variar em número de participantes e duração. Inicialmente, a NTRS/IOBC entende que esses grupos podem se fortalecer através da organização de mesas e mini-simpósios dentro de eventos nacionais, favorecendo, assim, encontros com poucos palestrantes e tempo suficiente para discussão. Todos os encontros devem ter uma proposta clara, relacionada ao tema do GT.
A participação deve ser garantida a membros e não-membros da NTRS/IOBC, mas a participação regular deveria exigir a filiação à NTRS/IOBC. Os líderes ou seus representantes devem estimular a filiação à NTRS/IOBC, apresentando a mesma no inicio dos trabalhos. A organização desses eventos deve ser planejada durante a realização do evento precedente. Assim que as datas, local e forma de obtenção de recursos tiverem sido definidas, essas informações devem ser direcionadas pelo Líder do GT ao Secretário Geral e Presidente da NTRS/IOBC.
Para mais detalhes das atividade e agendas dos Grupos de Trabalho consulte os últimos boletins no site da IOBC IOBC Global (Mais sobre os GTs).
Grupo de Trabalho em Parasitoides da Região Neotropical (PARANEOTROP)
O Grupo de Trabalho em Parasitoides da Região Neotropical foi criado com a missão de incrementar o conhecimento sobre os parasitoides e sua aplicação no controle biológico na América Latina. Os membros deste Grupo de Trabalho têm interesse em todos os aspectos do mecanismo de vida dos parasitoides, como taxonomia, diversidade, relações ecológicas, comportamento e utilização em programas de controle biológico.
Se você tem interesse nos parasitoides da Região Neotropical e de promover a utilização desses organismos no controle biológico na América Latina, por favor, junte-se a nós.
IOBC NTRS- Grupo de Trabalho de Controle Biológico da Conservação da Região Neotropical (GT CBC/NT)
As práticas de Controle Biológico Conservativo estão intimamente relacionadas à abordagem de manejo de habitat e são uma das principais ferramentas para o manejo ecológico de artrópodes-praga. Sabe-se que a biodiversidade do ecossistema pode proporcionar muitos benefícios ao agrossistema, como melhor polinização, conservação da vida selvagem, aumento da produtividade, sequestro de carbono e supressão de pragas. No entanto, dada a complexidade das interações tróficas da web no ecossistema, essa prática ainda enfrenta desafios quanto à sua aplicabilidade no campo.
O Grupo de Trabalho CBC Neotropical tem como objetivo avaliar e difundir pesquisas e resultados relacionados ao controle biológico conservativo na região Neotropical, oferecendo um fórum de discussão para possibilitar a troca de informações e estimular a cooperação entre cientistas que trabalham com o tema, além de gerar maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo e suas equipes.